A resposta dessa pergunta eu realmente não sei. Eu não lembro quando eu fui realmente influenciado por um propaganda da Brahma... mas vamos tentar me entender. (e nos entender também...)
Liste as suas ultimas 10 compras. Pode ser qualquer coisa. Um chiclete, um café, um ipad, uma escolha de dentista... enfim, qualquer coisa!
<<Quais desses 10 produtos ou serviços vc foi influenciado, realmente influenciado por uma propaganda.
Os meus últimos dez, não há nenhum... mas eu lembro de um, que me influenciou bastante.
Pipoca com guaraná! Ahh... a pipoca com guaraná... isso sim, foi uma ação de marketing que valeu a pena...
Uma ação voltada para os comportamentos dos consumidores, e não para o produto... mkt 3.0.
O guaraná com pipoca infelizmente não é o assunto principal deste post, mas será de um futuro próximo.>>
A idéia deste post é nos questionar realmente como somos influenciados ou não por propagandas.
Voltando ao caso da pergunta... Provavelmente, faço parte de 5% do mercado. Dos bebedores de Brahma.
Juro que não é somente pelo gosto. E também não lembro de ser influenciado por uma propaganda.
Mas voltando lá atrás da minha vida... eu lembro que eu sempre tomava Skoll (Tb não pergunte o porquê). Mas sempre que iria tomar umas cervejas com amigos, tinha um especifico que era meio chato e fazia questão em tomar Brahma, porque era a que ele preferia.
Ele era tão chato que todos os outros pediam Skoll, e ele fazia questão em pedir unicamente para ele, uma Brahma.
Até a chatice dele ser tanta, que os outros cinco amigos começaram a beber apenas Brahma também, para evitar discussões.
Hoje, por causa desse meu amigo, eu é que sou o chato do bar que faz questão de beber Brahma.
Mas o que eu tenho mais certeza absoluta é que não fui influenciado por nenhuma propaganda de cerveja. Gosto de todas, acho engraçado, todas as garotas são bonitas, o meu músico e jogador favorito já fizeram propaganda de cerveja e nem consigo lembrar de quais, mas nenhuma conseguiu me influenciar tanto quanto a esse amigo.
A questão aqui é clara. Quanto essas cervejarias já gastaram em dinheiro para me influenciar em escolhe-las? E quantos tiveram sucesso?
O sucesso é zero, o gasto é muito mto mais alto do que podemos imaginar...
Será que os profissionais de mkt estão investindo certo?
Tente lembrar de um produto ou marca que vc consome bastante. E tente pensar o exatamente o porquê. Esse é o objetivo. Essa é a questão chave que o marketing tem que responder.
3 comentários:
1 - Marlboro Filter Plus
Entrando nessa discussao, como voce sabe nao tem mais propaganda de cigarro. Eu sempre fumei marlboro light e oq me chamou a atencao foi simplesmente o fato deste cigarro ser mais moderno (dois filtros) e isso me influenciou na troca. Nao curto mais fumar marlboro light.
2 - Coca-Cola Zero
Alias, a coca-cola zero nunca me chamou a atencao, nunca vi um comercial e odiei a primeira vez q bebi. Um dia compraram aqui em casa uma de 2L e tomei tanto q me acostumei e passei a gostar mais q coca-cola normal. Funny isn`t it?
3 - Ipad
Puro consumismo.
4 - Roupas e Tenis de marca
Puro consumismo
5 - X-box
Pelo preco dos piratas
As propagandas de cerveja não criam desejo de cerveja, não vendem um momento, como fora, outrora com o Guaraná e a pipoca. As campanhas de cerveja vendem o que pra mim seria uma ilusão. Ninguém abre uma cerveja e logo em seguida aparecem 20 mulheres bonitas abrindo a porta de um bar. Pra mim, o grande erro das propagandas de cerveja e deixar com que o consumidor, que é o mais importante, perceba que não está afim de comprar algo ilusório e prefira apenas se focar no sabor, que é escolhido por ele e por ninguém mais. A não ser que haja alguém que saiba lhe vender um momento, como foi no caso da Brahma. Belo post.
Exatamente porque um consumidor consome um produto é o marketing... Bela questão! Agora, e a resposta disso??!! rs
Postar um comentário