O que aprendemos?
1. Um efeito viral negativo chegou a custar até 15 milhões de dolares. (Caso do chaveiro kriptonita). E portanto, a importância de um monitoramento online eficaz.
2. Ações de mkt em blogs, blogs de empresa ou de produtos NÂO Devem ser usados como um meio de publicidade. (Caso da L´Oreal). Lição, os blogs devem ser algo pessoal por isso, transmitir uma personalidade. Mesmo lendo o blog do Google por exemplo, temos a sensação que estamos lendo o que um carinha da Google escreveu e não a própria GOOGLE.
3. Nunca ignorar seus consumidores na internet. (Caso da DELL). E o surgimento de páginas inteiras apenas para reclamações de um produto.
4. É impossivel controlar as suas ações de marketing nas mídias sociais. Saiba disso e esteja preparado para as consequências. (Caso da Chevy)
5. Um produto ruim = reputação de toda uma marca. (Caso Dell).
6. O melhor mantra de todos os tempos, by Coca-Cola. "Our cosumers control our brand".
7. A internet e as mídias sociais ensinam muito sobre os produtos da sua empresa. (Caso Starbucks). E por isso, devem ser uma prioridade. Ter uma distância menor entre consumidor e empresa deve ser uma prioridade no mkt, e as mídias sociais facilitam MTO isso.
8. Você também pode e DEVE usar as mídias sociais como um meio para transparência, humildade e respostas do seus erros. (CASO JETBLUE e CASO da GM)
9. Dê atenção para TODOS na internet. Não dá para saber quem ou o que é irrelevante. (CASO TARGET).
10. Cuidado com o que vc fala nas mídias sociais. (CASO VODAFONE e no Brasil, LOCALWEB)
11. As mídias sociais também podem atingir pequenas e médias empresas. (CASO PAPERCHASE).
12. A acabar de vez com as respostas-padrão. (CASO BOEINGCORPORATE).
13. Youtube continua, e parece que pra sempre, fazendo com que histórias locais se tornem globais. (CASO MCDONALDS)
As mídias sociais conseguem potencializar o que o ser humano já é, por natureza. Um ser Social.
O mantra que já existia antes, é agora mais e mais essencial. Não é o que você fala do seu produto, mas sim o que ELES estão falando.
E para terminar, mais um também...