Jovens, vou começar uma série de postagens sobre um assunto que eu conheço bem, mas não tão bem, pois ninguém o conhece bem. Marketing Viral.
Eu o conheço tão bem para saber que para fazer uma ação de marketing viral não depende de você, de sua empresa ou de sua marca. Depende do público apreciar a mensagem e passar pra frente. É tudo focado no seu público alvo. Ponto.
Mas é um assunto muito extenso esse tal de marketing viral. E vou tentar contar o que eu sei, por partes.
Marketing Viral: Como funciona uma epidemia?
É foda explicar como funciona uma epidemia nos moldes "marketianos". Pensando nisso, explicarei no formato de uma epidemia e "ludicamente" encaixaremos com o marketing viral. (acabei de inventar duas palavras num só paragráfo...vamos ver onde isso vai nos levar...)
Epidemia da Gripe, ok?!
Agora vamos as suposições. Vamos supor que um vírus da gripe fraco tem 5% de chance de se transmitir. Quando eu digo isso, pense assim: "Se eu tivesse com esse vírus da gripe agora, o meu colega ao lado teria 5% de chance de se contaminar com o meu vírus".
(PAUSA PARA O MARKETING): "Se eu tivesse uma novidade para contar, e a contasse na mesma força que o vírus da gripe anterior, o meu colega ao lado teria 5% de chance para pegar a minha informação. Ou seja, ele teria 5% para acreditar, se engajar e contar para outra pessoa." Isso se chama, pelo que eu sei PONTO DE FIXAÇÃO, a qualidade da mensagem ou a força do vírus. Mas não encontrei nenhuma referência online, apenas o: "O Fa(c)tor de Fixação consiste na qualidade da idéia em torno da qual estamos querendo o marketing viral." (é a mesma coisa só muda os nomes...;)
(FECHA PAUSA PARA O MARKETING)
Continuando (longa história?! tá bacana?! Continua por aqui?!)... Estou com o vírus da gripe com 5% de viralização. Voltando as suposições: Eu e mais 9 pessoas (total 10) estamos com o mesmo vírus da gripe. E cada um, dos dez, entrasse em um trem de metro e tivéssemos o contato com 100 pessoas.
(PAUSA PARA UMA "REXPLICAÇÃO"): Eu tive contato com mais 100 pessoas, o amigo 2 teve um contato com mais 100 pessoas, o amigo 3 também... e assim por diante. No total, 10 pessoas com vírus da gripe de força 5% (parece RPG) tiveram contato com 1.000 pessoas.
(feliz ideia de fazer a imagem abaixo)
E assim se fez uma epidemia!! (Tarán!)
Vou explicar o porquê. Os 10 gripados tornaram 50 pessoas das 1.000 que tiveram contato infectadas. (5% de fator de fixação, 5% da força do vírus = a conta acima...). Se essas 50 pessoas mais os 10 originais tivessem contato com mais 100 pessoas cada, a próximo ciclo seria de 300 pessoas infectadas no total.
E porque é uma epidemia?! Pois esse ciclo só tende a aumentar, mesmo que os 10 originais se curassem, os 50 novos infectados contaminariam, pelo menos, 250 pessoas novas.
Agora ao invés de pessoas gripadas, coloque pessoas usando um chapeu super hiper maneiro que você quer vender mais. Coloque 10 pessoas usando esses chapeus super hiper maneiro em 10 estações de trem diferentes com um contato com mais 100 pessoas. Em um ciclo, 300 (pelo menos, dependerá do ponto de fixação do chapéu, o quão maneiro ele é? nesse caso, estou usando o mesmo percentual da gripe, que é pouco) pessoas iriam querer saber mais sobre esse chapéu e iriam usar. E afetariam mais e mais, como um vírus, até todo o metro estivesse usando o chapeu super hiper maneiro!
Claro, que eu to brincando no paragráfo acima, mas foi só para imaginar o vírus com um produto (ou mensagem). E lembrando sempre, como eu falei no começo: "...marketing viral não depende de você, de sua empresa ou de sua marca. Depende do público apreciar a mensagem e passar pra frente. É tudo focado no seu público alvo. Ponto. " O público vai querer esse chapeu?! [pense nisso antes de querer viralizar tudo por aí]
Até a mais!
(viralizaria?!)
4 comentários:
kkk Eu ri na parte do "longa história?! tá bacana?! Continua por aqui?" e também em "Isso parece RPG", Muito bom o post Ricardo, teve até foto explicativa pra facilitar pra galera, além do ponto de fixação ser obrigado a ser algo de qualidade para que a epidemia se propague é essencial também os "Comunicadores" ou seja, pessoas iguais a você.
Se não fosse você ter conseguido prender minha atenção usando o "Seu Ponto de fixação" nas frases engraçadas, eu não teria rido mais ainda ao ver a foto explicativa e o bebê de chapéu, parabéns ótimo post.
Se eu postar a foto do bebê com o chapéu em 10 blogs e por um preço camarada acho que viraliza ein!
Gustavo - http://www.facebook.com/profile.php?id=100001416991583
Hahahahahahaha O itinerário de tal postagem, as pausas, as perguntinhas, Tá bacana? Tá curtindo? Para não cobrir este comentário de risos apenas, dedilharei acerca da ideia em si. Fica provado, a partir desta postagens e de tantas outras ideias, que o Marketing é a aplicação do real numa ideia teórica que também pode se tornar real. Ou seja, os vírus da gripe são reais. Aplicá-los ao marketing é teoria, mas quando aplicados, são reais também. Curto demais esses insights de Ricardo Roesler 4.0!
Estou boicotando esse blog pós nao tem meu link aki nos parceiros, e que porra de MKT é esse?
SAIUDHUSAIDHUIASHDiSA
Hey Jovem! Ótimo post!
Só ficou meio confuso...rsrs
Há, já ouviu falar no Conrado Adolpho (http://www.conrado.com.br/) eu fui em uma palestra dele, inclusive estou lendo seu livro. Ele disse que não se vende Marketing Viral. até soutou uma piada: "se alguém quer te vender um mkt viral, cuidado que só pode ser gripe, rs"
abs
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