Visão de Derek Sivers sobre liderança e traduzido pela Agência Click.
É a visão que a Agência Click têm sobre as redes sociais. A narração ficou muito boa e o vídeo em si, já é cativante e inspirador.
Você quer ser um rídiculo? rs. Seja e lidere!
Nelson Mandela foi um rídiculo quando virou o rosto para levar um outro tapa, mas por causa disso conseguiu unir um povo. (lições de liderança de Mandela)
Darwin quando resolveu questionar Deus também.
(aposto um milhão de reais que mta gente hoje que acredita nele, não acreditaria nele na época)
Cristovão Colombo quando disse que o mundo não era quadrado.
(imagina o quanto deve ter sido rídiculo um cara falar que a Terra é redonda em Mil Quatrocentos e bolinha...)
E quando Thomas Friedman resolveu dizer que o mundo é na verdade, plano.
Pense nisso, para liderar algo novo... vc vai fazer algo que ninguém nunca fez (obvio, né), mas por isso a maioria vai achar estranho, ridiculo, irreal, absurdo, coisa do diabo..etc. Mas vc precisa acreditar tanto na sua ideia, no seu caminho que só assim vai conseguir seguidores.. com a Ousadia de começar sozinho e se passar por rídiculo, vc se tornará um líder.

---------------------------------------------;
Texto completo de Derek Sivers sobre Liderança abaixo. (E vídeo original no final)
Transcrição: (Daqui para baixo, se tiver preguiça não precisa ler, é só a transcrição completa dos vídeos)
Se você já aprendeu bastante sobre liderança e como criar um movimento, então que tal assistirmos um movimento acontecer, do início ao fim, em menos de 3 minutos, e retirar algumas lições:
Um líder precisar ter a ousadia de começar sozinho e se passar por ridículo. Mas o que ele está fazendo é tão simples, é quase instrutivo. Essa é a chave. Você deve ser fácil de seguir!
Então, chega o primeiro seguidor com um papel crucial: ele mostra publicamente como seguir. Perceba que o líder o recebe como um igual, então já não é mais a respeito do líder - é a respeito deles, plural. Veja que ele está chamando os amigos para juntarem-se a ele. É necessário ousadia para ser o primeiro seguidor! Você se expõe e desafia o ridículo, por conta própria. Ser um primeiro seguidor é uma forma de liderança menosprezada. O primeiro seguidor transforma um maluco solitário em um líder. Se o líder é a perdeneira, então, o primeiro seguidor é a faísca que acende o fogo.
O 2º seguidor é um ponto decisivo: é a prova de que o primeiro se saiu bem. Agora já não é um maluco solitário, nem dois malucos. Três é uma multidão e uma multidão é notícia.
Um movimento deve ser público. Certifique-se que os de fora possam ver mais que apenas o líder. Todos precisam ver os seguidores, porque os novos adeptos imitam os veteranos - não o líder.
Então chegam mais 2, depois mais 3. Agora temos cinética. Esse é o ponto da virada! Agora temos um movimento!
Quanto mais pessoas aderem, deixa de ser arriscado. Se antes estavam encima do muro, agora não há razão para não se juntarem. Elas não serão ridicularizadas, não ficarão expostas, e estarão no centro da multidão, caso se apressem. Ao longo do próximo minuto veremos que o restante prefere fazer parte da multidão, uma vez que poderiam ser ridicularizados por não se juntarem.
Senhoras e senhores, essa é a maneira como se produz um movimento! Vamos recapitular o que aprendemos:
Se você for uma versão do cara dançante sem camisa, completamente sozinho, lembre-se da importância de tratar seus primeiros seguidores como seus iguais, deixe tudo claro sobre o movimento, não sobre você.
Seja público. Seja fácil de seguir!
Mas a maior lição aqui - você percebeu?
Liderança é superestimada.
Sim, isso começou com um cara sem camisa, e ele levará todo o crédito, mas vocês viram o que realmente aconteceu:
Foi o primeiro seguidor que transformou um maluco solitário em um líder.
Não há movimento sem um primeiro seguidor.
Dizem que todos nós precisamos ser líderes, mas isso seria realmente inútil.
A melhor maneira de criar um movimento, se você realmente se importa, é corajosamente seguir e mostrar aos outros como seguir.
Quando você encontrar um maluco solitário fazendo algo formidável, tenha a ousadia de ser a primeira pessoa a se levantar e juntar-se a ele.
4 comentários:
comento!
(* Corinthiano não sabe escrever mesmo!)
Vai CURINTIA!
Um outro grande exemplo de seguidores pode ser visto nitidamente aqui - http://www.youtube.com/watch?v=WwRo0iCvoYE&feature=fvst
ótimo post como sempre.
Gustavo.
Amei o vídeo, Ricardo. É a melhor ilustração que já vi sobre como conquistar seguidores.
Que bom, Cinthia!
Volte sempre!
Postar um comentário