Em outras palavras, marketing viral na internet não é fazer banners, links patrocinados, marketing digital, conta no twitter, page fan no facebook, blog da empresa, entre tantos outros.Viral Marketing (marketing viral) is not “work between professionals”. Viral Marketing is “create positive situation” so that internet users mention your product.
Marketing Viral é criar situações positivas que fazem as pessoas mencionarem os seu produto.
Quanto mais pessoas falando do seu produto, maior a chance de viralizar. Pois terá mais pessoas falando para diferentes tipos de pessoas. Esses diferentes tipos de pessoas podem ou não consumir a mensagem. Mas a probabilidade aumenta mais.
Mas penso eu que existe um outro jeito de fazer marketing viral.
(exemplo aqui, uma simples visão de uma empresa me fez fazer uma divulgação gratuita, ou seja, passei a mensagem para frente, viralizei...)
E se ao invés de aumentarmos o número de pessoas falando do seu produto, a gente aumentasse a força da mensagem (ponto de fixação) que a pessoa estivesse falando. Falaria dos valores do produto e dos seus ao utiliza-lo, ao invés de simplesmente falar do produto. Utilizando mensagens "cunhadas" de marketing 3.0. Por menor que seja o público que essa pessoa atingir, a chance de viralizar alguém é muita maior.
Kotler defende que o marketing 3.0, que as forças que estão definindo o novo marketing que é centrado no ser humano, são os valores dos consumidore:s.
Assim, com mensagens voltadas aos valores dos consumidores (marketing 3.0) o marketing viral tornará muito mais eficaz.
É como eu falei na postagem: Cases de Marketing 3.0: A coca cola 3.0
O que te dá mais vontade de contar para alguém: uma nova bebida que você tomou e que têm um gosto excelente ou uma bebida que você comprou que a sua embalagem é feita de material reciclavel? OU... em qual dessas situações você daria RT?!
6 comentários:
Daria RT na bebida que tem um gosto excelente e sua embalagem é feita de material reciclável.
Aí sim hein, algumas empresas deveriam tomar esses ensinamentos e coloca-los em prática
POhh... legal o post... Isso mostra um pouco do que realmente é o Marketing Viral e o que ele pode representar pra uma empresa.
Não sei, mas desconfio que existem dois tipos de viral. DA MARCA e do PRODUTO! ... Fazer um viral da marca é bem mais fácil do que falar de um produto especifico!
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Exemplo classico é a caco-cola!
TUDO sobre a coca fala da marca!
o produto em si ninguém fala. (todos conhecem)
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Seilá.. estou confuso! IUSAHDIUAHSDuI!
Prefiro da RT em algo BOM e que pense no FUTURO!
Um exemplo de viral seria a (MERDA) do programa BBB.
Quando os BBBs falam com o Biel pela TV a marca dessa TV esta ali embaixo bem visível.
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Não esta falando do produto mas ele esta lá e todos estão vendo, mesmo que não se ligamos a marca esta lá para quem quiser ver.
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Estou certo?
Olá Ricardo, parabéns pelo artigo!! Se essa é a nova onda do momento, temos que estar antenados! Pena que a maior parte das organizações não consiga compreender o imenso poder desta ferramenta e desperdice oportunidades de ouro!
Grande abraço!!
Carol Twy
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