O Marketing da Coca-Cola 3.0

A Coca-Cola lançou recentemente a PlantBottle, a primeira pet à base de material vegetal. Eu diria, que é mais uma ação revolucionária da Coca. Uma embalagem que conseguirá reduzir a depedência da empresa em relação aos recursos não-renováveis.
Falando na embalagem, a pessoa que comprar a Coca PlantBotle vai saber que está de alguma forma contribuindo para o bem do planeta. Além de saciar suas necessidades fisiológicas, saciará também suas necessidades "humanísticas".
Eu sou muito fã da Coca-Cola, não apenas por ser mais um viciado nela e nem por ser, talvez, a minha uníca salvação em dias ressaca, mas pela Marca que ela é no mundo.
Abrindo um ( ) para que no passar das linhas, fique mais claro:
Todo estudante de administração, marketing ou publicidade deve conhecer o estudo de caso da New Coke (coca-cola), né?(Segundo Kotler, no marketing 3.0, uma vez bem sucedida, a marca deixa de fazer parte da empresa. As empresas que o adotam precisam se acostumar com o fato de que é quase impossível exercer controle sobre a marca. As marcas pertencem aos consumidores. A missão da marca agora passa a ser missão deles. O que as empresas podem fazer é alinhar suas ações com a missão da empresa.)

In short, foi um produto novo, que a Coca lançou. Mesmo com milhões e milhões de pesquisas nas quais pré-consumidores adoraram o novo sabor, em menos de três meses ela foi retirada do mercado, devido a uma reação violenta dos consumidores.
O que aconteceu??! Pesquisas de mercado, teste de sabor e inteligência de mercado não servem pra nada!? Os entrevistados eram mentirosos??!!
Não!!
Os consumidores da Coca estavam (e ainda estão) tão ligados com a sua marca, sua missão e sua fórmula secreta que era quase uma traição trocar a coca por uma "nova coca" apenas pelo seu gosto.
A marca estava tão inserida nos valores da sociedade americana que era impossível trocá-la.
Não entendeu ainda!? Vamos aos parênteses novamente:
(Segundo Kotler, no marketing 3.0, uma vez bem sucedida, a marca deixa de fazer parte da empresa. As empresas que o adotam precisam se acostumar com o fato de que é quase impossível exercer controle sobre a marca. As marcas pertencem aos consumidores. A missão da marca agora passa a ser missão deles. O que as empresas podem fazer é alinhar suas ações com a missão da empresa.)Esse erro, em verdade, foi uma lição. A Coca-Cola está muito no marketing 3.0. E ela, além de matar minha sede nas manhãs de ressaca, é também para mim e para todos os consumidores, um símbolo de felicidade, um produto especial.

Vejamos: o patrão e seu motorista, ambos bebem Coca-Cola. E não importa quanto dinheiro você tenha, não conseguirá comprar uma Coca-Cola melhor que a de ninguém.
É isso que a torna especial e que a tornou desde de sempre... (Os americanos da recessão que podem dizer melhor!)
Mas... voltando a minha propaganda inicial. Até as suas inovações, como a Coca-Cola Plant Bottle está dentro do marketing 3.0. Vejamos:
Primeiro, ela não está mudando o seu gosto, a sua cara, a sua missão... Ela continua a mesma Coca-Cola que eu e você gostamos de defender.
Segundo, ela está apelando para os valores mais intrínsecos dos seus consumidores, nesse caso, os de ajudar o mundo. Você se sentirá quase como um Bono, quando estiver andando na rua tomando essa coca. Tome cuidado para o GreenPeace não te contratar! Rs... (sim, eu tinha que estragar!)
E veja, para enfim terminar.. O "como" o marketing 3.0 faz sentido: No atual momento social, informativo, colaborativo, tecnologico, futurístico, sustentável, capitalista e humanista em que estamos inseridos. Pergunto "retoricamente":
O que te dá mais vontade de contar para alguém: uma nova bebida que você tomou e que têm um gosto excelente ou uma bebida que você comprou que a sua embalagem é feita de material reciclavel? OU... em qual dessas situações você daria RT?!
Para saber mais:
Coca-Cola Plant Bottle: Blog do Pack e site da Coca-Cola Plant Bottle;
Lição da Coca-Cola: Coke´s brand-loyalty lesson e estratégia da Coca-Cola nas mídias sociais;
Marketing 3.0: O que é Marketing 4.0?, Kotler e Marketing 3.0;
17 comentários:
Ok...Oq dizer? Sentir-se um Bono na rua, essa foi fatal bem elaborada e cativante, realmente a coca-cola é um produto universal...Mais incrível ainda é sua influencia nos meios de comunicação e no agrado das pessoas eu particularmente não gosto tanto, mas como boa cura pra ressaca vai melhor que engove!
Texto show!
A Coca- Cola sempre tem uma utilidade. Ela vem, de repente, com uma solução genial dessas. "Tomo Coca, por que me preocupo com a natureza." É incrível, soa quase como status de quem não bebe um refrigerante qualquer, mas, sim, Coca- Cola com o registro PlantBotle.
hauhauha coca-cola rules
muito legal teu post =D
Não gosto muito de Coca (do gosto dela, sim, sou anormal), mas devo reconhecer que como Marca - Coca Cola é sinônimo de qualidade, confiânça e porque não dizer intimidade, já que ela está tão enraizada na cultura americana (somos americanos também) que se tornou algo tão comum em nosso cotidiano que é impossível imaginar o nosso mundo sem ela (assim como sem celular e in ternet)
Manolo Guardiola, tomei uma coca-cola nova numa garrafa PET nova que não faz mal para a natureza, isso é muito bom, melhora ainda mais a "imagem" da coca-cola!
HAHAH!
Plástico é o mal dos oceanos, já vi alguns documentários sobre isso e é o caos! só pq esta no fundo do mar não quer dizer que nao existe!
enfim... bom texto, muito bla bla bla, mas bom texto!
hEuHEUHUE!
^.^
Diferente de você, caro amigo, eu não gosto muito de Coca-Cola, mas, igual a você, respeito ela e muito pelo espaço que ela consagrou no mercado, fazendo parte do cotidiano e da vida das pessoas (literalmente).
Além disso, ela é referencia em inovação, não no sabor, mas na maneira que ela se adequa a situação do momento e como ela consegue atingir as pessoas com suas propagandas!
Parabéns pelo post!
Excelente!
Usando termos bem jurassicos eu vejo esse negócio de embalagem por exemplo como uma coisa que não mudará muita coisa, ninguém deixa de comprar OMO pra comprar o detergente "Yeba" o detergente que não agride a natureza ... claro que isso foi um exemplo, A coca cola é como o mc donald's dane-se se o burger king é maior, ou que o bobb's é mais barato eu não posso perder essa oportunidade de comer no mc donald's .... é uma sensação unica de prazer, talvez sejam marcas aliadas aos iluminatis quem sabe! rs
mas a coca cola é um refrigerante unico, tem um Q de superior até para quem pode comprar um refrigerante que custe o triplo, a questão é não só a coca cola em si, mas todos os refrigerantes da marca tem esse Q de superior ... ninguém deixa de tomar Fanta pra beber sukita, ou sprite pra tomar soda, é claro que pra todos os casos tem exceções mas até a schweppes é da coca cola company ... quero finalizar dizendo que o aquecimento global é uma farsa e dane-se se a embalagem do refrigenrante que eu bebo vai ser queimada ou não ... tudo isso para dificultar o crescimento dos paises sub-desenvolvidos como o Brasil enquanto os proprios americanos não assinam a merda do tratado de kyoto por exemplo, e fazem tantas campanhas para paises sub-desenvolvidos assinarem essa merda! Fuck USA ! [/revoltado]
Hoje tomei essa tal de Plantbottle... saco só no que está escrito na embalagem dela.
"Você está segurando uma PlantBottle, a primeira embalagem PET feita parcialmente à base de cana-de-açucar, uma fonte renovável. Agora você mata sua sede de ajudar o meio ambiente enquanto saboreia sua Coca-Cola, dia a dia.
Abra a felicidade. Espalhe esta novidade por aí!"
Genial, não!?
Coca-Cola Fan 2
O ideal seria não tomar Coca né, haja açúcar ou, pior ainda, adoçantes artificiais. Celulite e inchaço engarrafadas.
Aeee..., finalmente li seu texto todo... hahahaha
parabéns..., o texto ficou bom mesmo!!!
Caramba Matsuoka, levou três dias para ler!!?? hehehe...
Valeu maninho!
Ótimo texto!!! Que força essa marca tem... Acredita que lendo seu texto despertou uma vontade de tomar coca-cola e uma curiosidade para ver essa embalagem!!!
O patrão e seu motorista, ambos bebem Coca-Cola. E não importa quanto dinheiro você tenha, não conseguirá comprar uma Coca-Cola melhor que a de ninguém.
Genial
Valeu Maroto Mestre! Ouvi isso de você... sem palavras! Faça sua arte um dia no meu site! rs
Abs!!
É uma marca de sucesso pq ela consegue atender todas as necessidades mesmos daqueles que odeia em algum momento ele, ou ela vai usar Coca-cola como Remédio, Na verdade a Cola –cola se tornou um ídolo mundial é como se ela tivesse jogando em um estádio de futebol lotado e toda torcida ovacionasse em um só cântico vai Cola-cola kkkkkkkkk
Chega ate ser cômico não ? mas a Coca-Cola e um exemplo de excelência , por transformar pessoas em seu grande Ídolos
Só não bebo mais coca-cola porque está 5 reais a garrafa de 2 lt. Tudo isso porque é uma garrafa normal e não a reciclavel? Engraçado que a coca tem tanto poder que mesmo estando 5 reais, continua a viciar seus consumidores não só pelo sabor mas também pela marca.
=D
Parabéns pela iniciativa! Seu conteúdo esta muito bom, seu blog muito bem feito. Farei do seu blog a minha leitura constante!
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